Maquinações
Experimentações teóricas, fichamentos e outros comentários descartáveis

Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação

Rafael Gonçalves
27/12/2021
modulaçãoAntoinette RouvroyThomas Bernsgovernamentalidadealgoritmointeligência artificialtransindividualrizomadíspar

Fichamento do artigo "Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: o díspar como condição de individuação pela relação?"1 de Antoinette Rouvroy e Thomas Berns.

Análise de dados e inferência estatística como afastamento da noção de média ou normal

Mas seria mesmo? Ou seriam médias mais específicas (média homem-branco-rico, média mulher-branca-pobre, etc.), mais complexas, dividuais (imagens de rostos, padrões de cliques, etc. como "pedaços" metrificáveis e padronizáveis em uma média)? O que muda entre uma média (regressão linear?) e uma inferência estatística complexa (não-linear, não totalmente entendível ao humano, etc.)

As novas oportunidades de agregação, análise e correlações estatísticas em meio a quantidades massivas de dados (os big data), afastando-nos das perspectivas estatísticas tradicionais do homem médio, parecem permitir “apreender” a “realidade social” como tal, de maneira direta e imanente, numa perspectiva emancipada de toda relação à “média” ou ao “normal” ou, para dizê-lo de outro modo, liberta da “norma”. (p. 37)

Novo regime de verdade digital encarnado numa multiplicidade de sistemas automáticos de modelização do "social"

“Objetividade a-normativa”, ou mesmo “tele-objetividade” (Virilio, 2006, p.4), o novo regime de verdade digital se encarna numa multiplicidade de novos sistemas automáticos de modelização do “social”, ao mesmo tempo à distância e em tempo real, acentuando a contextualização e a personalização automática das interações se-curitárias, sanitárias, administrativas, comerciais... (p. 37)

Correlação no datamining reconstruiria singularidades pulverizadas sem relacioná-las a uma norma geral (mais afim com a ideia de regressão)

Sobre isso, me parece importante refletir que o digital é sempre uma redução em relação ao analógico. Assim, um tal "sistema [digital] de relações entre diversas medidas" não seria capaz de representar o todo analógico. Dessa perspectiva, tal sistema recairia sobre generalizações (A se relaciona com B, A' se reduz a A na representação digital, então A' seria dito em relação com B) de forma que existiriam normas (onde essas linhas analógicas quebram?).

{5}: O datamining, articulado às finalidades de elaboração de perfis, reconstrói, seguindo uma lógica de correlação, os casos singulares pulverizados pelas codificações sem, no entanto, relacioná-los a nenhuma “norma” geral, mas sobretudo a um sistema de relações entre diversas medidas, irredutíveis a qualquer “média”. Sobre a distinção entre modelos de correlação e de regressão, ver Desrosières (1988). (p. 37)

Caráter a-normativo da governamentalidade algorítmica

Normatividade contemporânea como normatividade adaptativa? Neste sentido não existiria média absolutamente, mas média como relação (A/B=cte), como função (f(X)), como modulação (Y = A*X).

A crítica que nós desenvolvemos em re-lação à governamentalidade algorítmica não ignora, nem invalida em nada o ponto de vista dos estudos de ciência e tecnologia, mas que nos seja permitido concentrar nossa atenção sobre outra coisa que não os mecanismos de co-construção entre dispositivos tecnológicos e atores humanos. Aqui, propomos simplesmente que o datamining, articulado às finalidades de elaboração de perfis (quaisquer que sejam os aplicativos envolvidos), reconstrói, seguindo uma lógica de correlação, os casos singulares pulverizados pelas condificações sem, no entanto, relacioná-los a nenhuma norma geral, mas somente a um sistema de relações, eminentemente evolutivas, entre diversas medidas, irredutíveis a qualquer média. Esta emancipação em relação a toda forma de média associa-se, notadamente, ao caráter autodidata destes dispositivos e pode ser considerada como essencial à ação normativa contemporânea. (p. 37-8)

No datamining a estatística não serviria para gerar um espaço público nem privado, mas uma colonização do público pelo privado hipertrofiado (radicalizaçao de opiniões, economia da atenção, ...)

Os usos particulares da estatística implicados nas operações de datamining, posto que não se ancoram mais em qualquer convenção, permitem escapar desse perigo, mas, como veremos mais adiante, não são nem por isso geradores de espaço público, nem do contrário: sob a aparência de “personalização” das ofertas de informação, de serviços e de produtos, é sobretudo uma colonização do espaço público por uma esfera privada hipertrofiada que devemos investigar na era da governamentalidade algorítmica, a ponto de temermos que os novos modos de filtragem da informação levem a formas de imunização informacionais favoráveis a uma radicalização das opiniões e ao desa-parecimento da experiência comum (Sustein, 2009), sem mesmo evocar a tendência à captação sistemática de toda parcela de atenção humana disponível em proveito de interesses privados (a economia da atenção), em vez de contribuir para o debate democrático e o interesse geral. (p. 38)

Disparação (Deleuze sobre a individuação em Simondon)

{7}: “Gilbert Simondon mostrou (...) que a individuação supõe, em primeiro lugar, um estado metaestável, isto é, a existência de uma “disparação” como duas ordens de grandeza ou duas escalas de realidade heterogêneas, pelo menos, entre as quais os potenciais se repartem. Esse estado pré-individual não carece, todavia, de singularidades: os pontos relevantes ou singulares são definidos pela existência e pela repartição dos potenciais. Aparece, assim, um campo “problemático” objetivo, determinado pela distância entre ordens heterogêneas. A individuação surge como o ato de solução de um tal problema ou, o que dá no mesmo, como a atualização do potencial e o estabelecimento de comunicação entre os díspares” (Deleuze, 1968, p. 317). (p. 38-9)

Dataveillence - coleta automatizada de dados não classificados (disponibilizados por empresas, Estados, indivíduos, etc.)

O primeiro momento é o da coleta e da conservação automatizada de quantidade massiva de dados não classificados, o que se pode chamar dataveillance, constitu-tiva do big data. Efetivamente, os dados estão disponíveis em quantidades massivas, provenientes de fontes diversas. Os governos os coletam para fins de segurança, con-trole, gestão dos recursos, otimização das despesas...; as empresas privadas recolhem quantidades de dados para fins de marketing e publicidade, de individualização das ofertas, de melhorias de sua gestão de estoques ou de suas ofertas de serviço, enfim, com vistas a aumentar sua eficácia comercial e, portanto, seus lucros...; os cientistas coletam os dados para fins de aquisição e de aperfeiçoamento de conhecimentos...; os próprios indivíduos compartilham benevolamente “seus” dados nas redes sociais, blogs, listas de e-mail... e todos esses dados são conservados sob uma forma eletrônica, em “armazéns de dados” de capacidades de estocagem virtualmente ilimitadas e po-tencialmente acessíveis a todo momento a partir de qualquer computador conectado à internet, qualquer que seja o lugar do globo onde se encontra. (p. 39)

Aparência de não-intencionalidade na coleta automatizada de dados

O fato de que esses dados sejam coletados e conservados o máximo possível de forma automática,quer eles sejam desvinculados de todo conhecimento verdadeiro das finalidades alme-jadas por esta coleta de informação, isto é, dos usos aos quais eles darão lugar uma vez correlacionados a outros dados, quer eles consistam em informações que são mais abandonadas que cedidas, traços deixados e não dados transmitidos, mas sem aparecer, apesar disso, como “roubados”, quer eles apareçam também como absoluta-mente quaisquer e dispersos, tudo isto dá lugar a um esvaziamento ou, no mínimo, a um ocultamentode toda finalidade e a uma minimização da implicação do sujeito e, portanto, do consentimento que pode ser dado a esta comunicação de informações: parecemo-nos nos mover aqui para o mais longe de toda forma de intencionalidade. (p. 39)

Comportamentalismo digital - criação segmentada de dados "brutos" que não fazem sentido coletivamente a partir do real

Esses dados aparecem assim constitutivos de um “comportamentalismo” digital gene-ralizado (Rouvroy, 2013a) uma vez que eles exprimem nem mais, nem menos que as múltiplas facetas do real, desdobrando-o em sua totalidade, mas de maneira perfeita-mente segmentada, sem fazer sentido coletivamente, senão como desdobramento do real. (p. 39)

Este nos parece ser o fenômeno mais novo: quer se trate de conservar o traço de uma compra, de um deslocamento, do uso de uma palavra ou de uma língua, cada elemento é reconduzido a sua natureza mais bruta, isto é, ser ao mesmo tempo abs-traído do contexto no qual apareceu e reduzido a “dado”. (p. 39)

Caráter objetivo, não-intencional e pouco subjetivo dos dados

Um dado não é mais que um sinal expurgado de toda significação própria – e certamente é por conta disso que nós toleramos deixar esses traços, mas é também o que parece assegurar sua pretensão à mais perfeita objetividade: tão heterogêneos, tão pouco intencionados, tão materiais e tão pouco subjetivos, tais dados não podem mentir! (p. 39)

O que é interessante é o fato de que tais dados têm, como principal característica, serem perfeitamente anódinos, poderem permanecer anônimos e serem não-controláveis. (p. 39)

Inofensividade e objetividade dos dados como evitação da subjetividade

Por esta razão, e ao mesmo tempo, não repugnamos a possibilidade de abandoná-los, uma vez que eles não fazem sentido (conquanto eles não sejam correlacionados, ao menos), eles são bem menos intrusivos que uma carta de fidelidade e eles parecem não mentir, isto é, podem ser considerados como perfeitamente objetivos! Esta ino-fensividade e esta objetividade são ambas devidas a uma espécie de evitação da subjetividade. (p. 40)

Datamining - tratamento automatizado de dados (dos quais emergem -- são produzidas -- correlações como forma de conhecimento)

O segundo momento é aquele do datamining propriamente dito, a saber, o trata-mento automatizado destas quantidades massivas de dados de modo a fazer emergir correlações sutis entre eles. O que nos parece fundamental notar aqui é o fato de que nós nos encontramos, assim, diante de uma produção de saber (saberes estatísticos constituídos de simples correlações) a partir de informações não-classificadas e, por-tanto, perfeitamente heterogêneas, a produção de saber estando automatizada, isto é, solicitando apenas um mínimo de intervenção humana e, sobretudo, dispensando toda forma de hipótese prévia (como era o caso com a estatística tradicional que “verificava” uma hipótese), isto é, evitando novamente toda forma de subjetividade. (p. 40)

Machine learning como produção de hipóteses a partir de dados

Ou mais propriamente dito, criação de correlações das quais é possível realizar inferências

O próprio daquilo a que chamamos machine learning é, em resumo, tornar diretamente possível a produção de hipótese a partir dos próprios dados. (p. 40)

Aparente objetividade absoluta (livre de intervenção subjetiva)

Desta maneira, nós nos encontramos novamente diante da ideia de um saber cuja objetividade poderia parecer absoluta, uma vez que estaria afastado de toda intervenção subjetiva (de toda formulação de hipótese, de toda triagem entre o que é pertinente e o que seria so-mente “ruído”, etc.). (p. 40)

Normas parecem emergir do real

Há um ciclo de naturalização (atribuição de objetividade) aos resultados algoritmos que passam a justificar uma reincidência das normas que "emergem" desses dados -- que, por sua vez, criam a realidade social de onde os dados são extraídos. Mas como Pasquinelli e Joler argumentam, em todos os momentos há vieses incorporados (por exemplo discriminações históricas presentes nos dados "brutos"), de forma que naturalizar os algoritmos é conservar o status quo. Ou seja, ao contrário de: real -> inferência algoritmica -> normas naturais; há: produção do real -> inferência algoritmica -> reafirmação do real produzido.

As normas parecem emergir diretamente do próprio real. (p. 40)

Correlação e 'causação'

Essas normas ou esses “saberes” não são, contudo, constituídos “apenas” de correlações8, o que não é em si um problema, se não o esquecermos; é a condição própria de um “etos” científico e um “etos” político conservar uma dúvida, entreter uma desconfian-ça quanto à suficiência das correlações, manter a distinção entre correlação e causa, desconfiar dos “efeitos” autoperformativos das correlações (sua capacidade retroati-va), evitar que as decisões produzindo efeitos jurídicos em relação a pessoas ou as a-fetando de maneira significativa não sejam tomadas com base somente no único fun-damento de um tratamento de dados automatizado9 e considerar que o próprio da política (notadamente a preocupação de uma mutualização dos riscos) é recusar agir com base apenas em correlações. Parece importante lembrar disto diante da evolução rumo a um mundo que parece, cada vez mais, funcionar como se fosse constituído ele mesmo de correlações, como se estas fossem o que bastasse estabelecer para assegu-rar seu bom funcionamento10. (p. 40)

Substituição de saberes já criados (ciência) por uma lógica (objetiva) de correlações

{8}: Pode-se citar aqui C. Anderson, redator-chefe da Wired, em “L’âge des Petabits”: “É um mundo no qual as quantidades massivas de dados e as matemáticas aplicadas substituem todas as outras ferramentas que poderiam ser utilizadas. Adeus a todas as teorias sobre os comportamentos humanos, da linguística a sociologia. Esqueçam a taxonomia, a ontologia e a psicologia. Quem pode saber por que as pessoas fazem o que fazem? O fato é que o fazem e que nós podemos traça-lo e medi-lo com uma fidelidade sem precedente. Se tivermos dados suficientes, os números falam deles mesmos” (citado em Cardon, 2012). (p. 40)

Insuficiência das leis atuais contra perfilamento algoritmico

{9}: Notemos que o regime jurídico europeu de proteção dos dados de caráter pessoal protege explicitamente os indivíduos contra as decisões que seriam tomadas a seu respeito com base unicamente no fundamento de um tratamento automatizado de dados (ver o artigo 15 da diretiva 95/46/CE). Porém, as garantias oferecidas pela diretiva europeia só se aplicam caso os tratamentos automatiza-dos concirnam dados de caráter pessoal, isto é, dados que se relacionam a pessoas identificadas ou identificáveis. Ora, a elaboração algorítmica de perfis pode muito bem “funcionar” com dados anônimos. (p. 40)

Informação individual x informação de perfil

Para compreender bem em que consiste a elaboração algorítmica de perfis da qual falamos aqui, é necessário perceber a diferença crucial existente entre, por um lado, a informação ao nível individual, a qual é, mais frequentemente, observável ou perceptível pelo indivíduo ao qual ela se relaciona e, por outro lado, o saber produzido no nível da elaboração de perfis, que não é o mais frequentemente disponível para os indivíduos nem perceptível por eles, mas que lhes é, apesar disso, aplicado de ma-neira a inferir deles um saber ou previsões probabilistas quanto às suas preferências, intenções e propensões, que não seriam, de outra forma, manifestas (Otterlo, 2013). (p. 40-1)

Inferência - ação sobre os comportamentos (uso dos saberes probabilísticos e estatísticos a fim de antecipar comportamentos individuais). Modulação?

O terceiro momento é aquele do uso desses saberes probabilistas e estatísticos para fins de antecipação dos comportamentos individuais, que são associados a perfis definidos a partir da base de correlações descobertas por datamining. (p. 41)

Este momento de aplicação da norma aos comportamentos individuais, cujos exemplos os mais evi-dentes são perceptíveis nas esferas as mais diversas da existência humana (obtenção de um certo crédito, decisão de intervenção cirúrgica, tarifação de um contrato de seguro, sugestão de compras direcionadas em sites de venda online), nos preocupa menos aqui, senão para notar, em primeiro lugar, que a eficácia preditiva será tanto maior quanto for fruto da agregação de dados massivos, isto é, de dados que estão “simplesmente” à altura da diversidade do próprio real11; e em segundo lugar, que essa ação por antecipação sobre os comportamentos individuais poderia, no futuro, sempre se limitar mais a uma intervenção sobre seu ambiente, forçosamente, uma vez que o ambiente é ele mesmo reativo e inteligente, isto é, ele próprio recolhe da-dos em tempo real pela multiplicação de captores, transmite-os e os trabalha para se adaptar sem cessar a necessidades e perigos específicos, o que já é, no mínimo, o caso daquela parte importante da vida humana durante a qual os indivíduos estão conectados. (p. 41)

Ação se torna atuar sobre o meio a partir de antecipações para tornar desobediências improváveis

Neste sentido a modulação agiria diretamente sobre o meio e indiretamente sobre o indivíduo?

Desta maneira, novamente evita-se toda forma de restrição direta sobre o indivíduo para preferir tornar, no próprio nível de seu ambiente, sua desobediência (ou certas formas de marginalidade) sempre mais improváveis (na medida em que estas teriam sempre já sido antecipadas). (p. 41)

Perfilamento adaptável a cada indivíduo (afastado de uma média)

Contra a noção de um perfilamento ultraindividual, eu acredito que faça mais sentido pensar uma multiplicidade de perfilamentos dividuais, no sentido de que existiriam várias médias para indivíduos parciais que, se não se comportam como homem-médio no indivíduo, o fazem dividualmente.

Em terceiro lugar, o perfil “ligado” ao com-portamento de um indivíduo poderia ser-lhe adaptado de maneira perfeitamente efi-caz pela multiplicação das correlações empregadas, a ponto de parecer evitar o uso de toda categoria discriminante e de poder mesmo levar em conta o que há de mais particular em cada indivíduo, ainda mais afastado dos grandes números e médias. (p. 41)

Normatividade aparentemente "democrática" (algoritmos isentos de categorias de classe, raça, etc.)

Relação com uma fixação moderna com a "Verdade", ou no caso, o "verdadeiro Real" substrato objetivo das interações humanas (subjetivas). Se o real é construído socialmente, não há normatividade democrática por natureza, existem normatividades em disputa política (científica-política se pensar na noção de ciência com política em Latour).

Enfim, encontramo-nos diante da possibilidade de uma normatividade, em aparência, perfeitamente “democrática”, desprovida de referência a classes e categorias gerais – a cegueira dos algoritmos em relação às categorizações (sociais, políticas, religiosas, étnicas, de gênero...) socialmente experimentadas é, de resto, o argumento recorrente que brandem aqueles que são favoráveis ao seu uso no lugar da avaliação humana (nos aeroportos principalmente) (Zarsky, 2011). (p. 41)

Não extinguir o anômalo, mas evitar o imprevisível (controlar?)

Sociedade de controle ~ modulação x sociedade disciplinar ~ molde

Não se trata mais de excluir o que sai da média, mas de evitar o imprevisível, de tal modo que cada um seja verdadeiramente si mesmo. (p. 41)

Eficácia baseada na confusão entre as etapas do processo

Conforme enunciado, os três momentos descritos se confundem e seu funcionamento normativo é tão mais potente e processual conquanto eles se alimentem mutuamente (mascarando ainda mais as finalidades, afastando ainda mais toda possibilidade de intencionalidade, adaptando-se ainda mais a nossa própria realidade, etc.). (p. 41-2)

Governamentalidade algorítmica como racionalidade normativa (aparentemente anormativa, apolítica) instituída sobre a coleta e análise automatizada de dados visando modelizar, antecipar e afetar (por antecipação) comportamentos

Por governamentalidade algorítmica, nós designamos, a partir daí, globalmente um certo tipo de racionalidade (a)normativa ou (a)política que repousa sobre a co-leta, agregação e análise automatizada de dados em quantidade massiva de modo a modelizar, antecipar e afetar, por antecipação, os comportamentos possíveis. (p. 42)

Deslocamentos aparentes do regime estatístico ao regime algoritmico. Individualização da estatística. Evitação de uma prática estatística tirânica (adesão tácita dos indivíduos).

Aparente individualização da estatística (homem médio -> perfil dinâmico)

Se nos referimos à base geral do pensamento estatístico12, os deslocamentos aparentes, que seriam produzidos atualmente pela passagem do governo estatístico ao governo al-gorítmico e que dariam sentido a um fenômeno de rarefação dos processos de sub-jetivação, são, portanto, os seguintes: antes de tudo, uma aparente individualização da estatística (com a antinomia evidente que se exprime assim), a qual não transitaria mais (ou não pareceria mais transitar) por referências ao homem médio, para dar lugar à ideia de que seria possível tornar-se a si mesmo seu próprio perfil automaticamente atribuído e evolutivo em tempo real. (p. 42)

Aparente democratização (assunção de concordância, adesão tácita x práticas tirânicas)

Em seguida, uma preocupação elevada em evitar o perigo de uma prática estatística tirânica que reduziria o objeto estatístico a “gado”, zelando para que esta prática estatística se desenvolva como se nossa concordância estivesse dada, uma vez que é na medida em que somos cada um único que o modo de governo pelos algoritmos pretende se dirigir a cada um, através de seu perfil. (p. 42)

Em vez de um acordo, ou mesmo um consentimento, aquilo com que lidamos vem da adesão automática a uma normatividade tão imanente como aquela da própria vida; a prática estatística contemporânea incluiria, portanto, nela mesma, a expressão da a-desão tácita dos indivíduos. (p. 42)

Donde um possível declínio da reflexividade subjetivante e o distanciamento das ocasiões de contestação das produções de “saber” fundadas no datamining e na elaboração de perfis. (p. 42)

Dados infraindividuais -> modelos supraindividuais

infraindividual ~ dividual (?)

A governamentalidade algorítmica não pro-duz qualquer subjetivação, ela contorna e evita os sujeitos humanos reflexivos, ela se alimenta de dados “infraindividuais” insignificantes neles mesmos, para criar modelos de comportamento ou perfis supraindividuais sem jamais interpelar o sujeito, sem jamais convocá-lo a dar-se conta por si mesmo daquilo que ele é, nem daquilo que ele poderia se tornar. (p. 42)

Viralidade. Realimentação da falha (não gera crise). Maior importância dos positivos positivos do que dos falsos positivos.

O momento de reflexividade, de crítica, de recalcitrância, necessário para que haja subjetivação parece, incessantemente, complicar-se e ser adiado (Rouvroy, 2011). É que a governamentalidade algorítmica, por sua perfeita adaptação ao “tempo real”, sua “viralidade” (quanto mais dela se serve, mais o sistema algorítmico se refina e se aperfeiçoa, uma vez que toda interação entre o sistema e o mundo se traduz por um registro de dados digitais, um enriquecimento correlativo da “base estatística” e uma melhoria das performances dos algoritmos), sua plasticidade, torna a própria noção de “falha” insignificante: a “falha” não pode, em outros termos, colocar o sistema em “crise”, ela é imediatamente reassimilada a fim de refinar ainda mais os modelos ou perfis de comportamento. Por outro lado, seguindo o objetivo do aplica-tivo que é feito de dispositivos algorítmicos – por exemplo, a prevenção das fraudes, do crime, do terrorismo – os “falso positivos” não serão nunca interpretados como “falhas” uma vez que o sistema segue uma lógica de rastreamento mais do que de diagnóstico: o objetivo é não deixar escapar qualquer positivo verdadeiro, qualquer que seja a taxa de falsos positivos (p. 42)

Governamentalidade algoritmica como dispositivo de segurança (Foucault)

a regulação de um meio no qual não se trata tanto de fixar os limites, as fron-teiras, no qual não se trata tanto de determinar as posições, mas sobretudo, es-sencialmente, de permitir, de garantir, de assegurar as circulações: circulações de pessoas, circulação de mercadorias, circulação do ar, etc. (Foucault, 2004, p.31) (p. 43)

{13}: Assim como sua forma disciplinar, para retomar as modelizações foucaultianas do poder. Deste ponto de vista, nós nos situaría-mos aqui na terceira modelização do poder analisada por Foucault, a que analisa os dispositivos de segurança numa perspectiva essencialmente regulatória. A evolução aqui descrita consistiria em estabelecer neste terceiro modelo do poder – o modelo dos dispositivos de segurança – novas rupturas. O princípio dos dispositivos de segurança “é não tomar nem o ponto de vista do que é impedido, nem o ponto de vista do que é obrigatório, mas recuar suficientemente para que se possa apreender o ponto em que as coisas vão se produzir, sejam elas desejáveis ou não. (...) A lei proíbe, a disciplina prescreve e a segurança, sem proibir nem prescrever, (...) tem essencialmente, por função, responder a uma realidade de modo que essa resposta anule essa realidade a que ela responde – anule ou limite ou freie ou regule. É essa regulação no elemento da realidade que é (...) fundamental nos dispositivos de segurança” (Foucault, 2004, p. 48-49).a regulação de um meio no qual não se trata tanto de fixar os limites, as fron-teiras, no qual não se trata tanto de determinar as posições, mas sobretudo, es-sencialmente, de permitir, de garantir, de assegurar as circulações: circulações de pessoas, circulação de mercadorias, circulação do ar, etc. (Foucault, 2004, p.31) (p. 43)

"Poder" através de multiplos perfis (não corpo físico ou consciência moral)

Que as “presas” do poder sejam digitais, mais que físicas, não significa, de modo algum, que os indivíduos sejam reduzíveis ontologicamente, existencialmente, a redes de da-dos recombináveis por aparelhos, nem que eles estejam totalmente sob o domínio de seus aparelhos. Significa simplesmente que, quaisquer que sejam, por outro lado, suas capacidades de entendimento, de vontade, de expressão, não é mais através destas capacidades que eles são interpelados pelo “poder”, mas, em vez disso, através de seus “perfis” (de fraudador potencial, de consumidor, de terrorista potencial, de aluno com forte potencial...). (p. 43)

Tecnologia ajustada a cada um (Google)

Como disse Eric Schmidt, Diretor Geral do Google: “Nós sabemos, em linhas gerais, quem vocês são, o que lhes interessa, quem são seus amigos (isto é, conhecemos seu “cardume”). A tecnologia será tão boa que será difícil para as pessoas ver ou consumir alguma coisa que não foi, em alguma medida, ajustada para elas” (isso quer dizer que uma previsão aparentemente individualizada seria possível). (p. 43-4)

Adaptar o desejo do indivíduo ao produto, e não o contrário

Essa forma de individualização se assemelha, de fato, a uma hipersegmentação e a uma hiperplasticidade das ofertas comerciais muito mais do que a uma consideração global das necessidades e desejos próprios a cada pessoa. Ao contrário, certamente o objetivo não é tanto adap-tar a oferta aos desejos espontâneos (se ao menos algo assim existir) dos indivíduos, mas, em vez disso, adaptar os desejos dos indivíduos à oferta, adaptando as estraté-gias de venda (a maneira de apresentar o produto, de fixar seu preço...) em proveito de cada um. (p. 44)

Dynamic pricing

Assim, as estratégias de dynamic pricing ou de adaptação do preço de certos serviços ou certas mercadorias de acordo com a willingness to pay de cada con-sumidor potencial já estariam em curso em alguns sites de venda online de viagens aéreas. (p. 44)

Exemplo: companhias aereas e perfil de "viajante cativo"

Um exemplo bastante trivial: conecte-se no site de uma companhia aérea cujo nome não falaremos (a companhia Y) e se informe sobre os preços de uma pas-sagem de avião para Pisa, com saída de Bruxelas, partindo em três dias. Digamos que eles coloquem um preço de 180 euros. Achando o preço um pouco caro demais, você vai ao site de uma outra companhia (a companhia Z) ou você se informa em outros lugares na internet para encontrar uma passagem menos cara. Supomos que você não obtenha resultados. Você, então, retornará ao site da companhia Y e lá – surpresa! – você se dá conta de que o preço da passagem aumentou 50 euros num espaço de meia-hora apenas, o tempo em que você fazia sua pequena pesquisa. É simplesmente porque um perfil “viajante cativo” lhe foi atribuído: foi detectado, de acordo com seu percurso pela internet e a data de partida desejada, que você precisava verdadeira-mente dessa passagem de avião e que você estaria, então, disposto a gastar 50 euros a mais para obter essa passagem, posto que você teria a impressão de que, se você não a comprasse logo, o preço só subiria. Se, no lugar de reagir “logicamente” com-prando o mais rápido a passagem, você mudasse de computador, de endereço IP e entrasse novamente no site da companhia aérea, sua passagem lhe custaria 180 euros em vez de 230 euros. Explicação? O primeiro reflexo, com o qual o vendedor conta, é aquele de comprar o mais cedo possível, seguindo o “alerta” que está lançado: o preço aumenta, e rápido. Aqui neste caso, as consequências são relativamente triviais. Mas vê-se bem, nesse exemplo, que, em vez de respeitar escrupulosamente os dese-jos individuais de cada consumidor singular, trata-se, ao contrário, e baseando-se na detecção automática de certas propensões (de compra), da detecção da (in)elasticid-ade da demanda individual em relação a uma variação de preço; trata-se de suscitar o ato de compra no modo da resposta-reflexo a um estímulo de alerta que provoca um curto-circuito na reflexividade individual e na formação do desejo singular. (p. 44)

Desejo subjetivo e reflexivo -> regulação objetiva e maquínica das condutas

Modulação como esse processo de captura do desejo (da subjetivação, da reflexividade) em prol de um funcionamento regulatório (minimização de erro), mecânico e previsível (?)

Trata-se, portanto, de produzir a passagem ao ato sem formação nem formulação de desejo. O governo algorítmico parece, por esta razão, assinar a conclusão de um processo de dissipação das condições espaciais, temporais e linguísticas da subjetivação e da individuação em benefício de uma regulação objetiva, operacional das condutas possíveis, e isso a partir de “dados brutos”, neles mesmos a-significantes, e cujo tratamento estatístico visa, antes de tudo, acelerar os fluxos – poupando toda forma de “desvio” ou de “suspensão reflexiva” subjetiva entre os “estímulos” e suas “respostas-reflexo”. Que aquilo que “corre” dessa forma seja a-significante não tem mais qualquer importância (p. 44)

Servidão maquínica (Guattari)

{14}: Ao contrário, mesmo que o que « corre » seja a-significante é precisamente o que permite “a servidão maquínica”: “Há um incon-sciente maquínico molecular que vem de sistemas de codificação, sistemas automáticos, sistemas de moldagens, sistemas de em-préstimos, etc., que não colocam em jogo nem os canais semióticos, nem os fenômenos de subjetivação de relações sujeito/objeto, nem os fenômenos de consciência; que colocam em jogo o que eu chamo de fenômenos de servidão maquínica, onde funções, órgãos entram diretamente em interação com sistemas maquínicos, sistemas semióticos. O exemplo que uso sempre é aquele da condução de um automóvel em estado de devaneio. Tudo funciona fora da consciência, todos os reflexos, pensamos em outra coisa e, no limite, chegamos a dormir; e depois, há um sinal semiótico de despertador que faz recobrar a consciência de uma só vez e reinjeta canais significantes. Há, portanto, um inconsciente de servidão maquínica” (Guattari, 1980). (p. 44-5)

Aparente saturação a-significante do universo digital

Graças ao fato de que os sinais digitais “podem ser calculados quantitativamente, qualquer que se seja seu significado” (Eco apud Genosko, 2008), tudo se passa como se o significado não fosse mais absolutamente necessário, como se o universo estivesse já – independentemente de toda interpretação – saturado de sen-tido, como se não fosse mais, a partir de agora, necessário religar-nos uns aos outros pela linguagem significante, nem por qualquer transcrição simbólica, institucional, convencional. Os dispositivos da governamentalidade algorítmica completam, assim, ao mesmo tempo, a emancipação dos significantes em relação aos significados (digi-talização, recombinações algorítmicas dos perfis) e a substituição dos significantes pelos significados (produção da realidade em contato com o mundo – o único real que “conta”, para a governamentalidade algorítmica, é o real digital) (Rouvroy, 2013b). (p. 44-5)

Proletarização como perda do saber ante a máquina

Sobre isso, me parece que não é a máquina que absorve o saber (mito do robô em Simondon). Quem, então? Engenheiros? Donos?

A proletarização é historicamente a perda do saber do trabalhador frente a máquina que absorveu esse saber. Hoje, a proletarização é a padronização dos comportamentos através do marketing e dos serviços e a mecanização dos espíritos pela exteriorização dos saberes em sistemas tais que esses “espíritos” não sabem mais nada desses aparelhos de tratamento de informação de modo que só estabelecem parâmetros: é precisamente o que mostra a matematiza-ção eletrônica da decisão financeira. Ora, isso afeta todo o mundo: emprega-dos, médicos, idealizadores, intelectuais, dirigentes. Cada vez mais, engenheiros participam de processos técnicos cujo funcionamento eles ignoram, mas que arruínam o mundo. (Stiegler, 2011) (p. 45)

Semióticas a-significantes ~ servidão maquínica (Lazaratto)

Se as semióticas significantes têm uma função de alienação subjetiva, de “as-sujeitamento social”, as semióticas a-significantes possuem uma função de “servidão maquínica”. As semióticas a-significantes operam uma sincronização e uma modulação dos componentes pré-individuais e pré-verbais da subjetivi-dade, engendrando afetos, percepções, emoções, etc., como as peças, os com-ponentes, os elementos de uma máquina (servidão maquínica). Nós podemos funcionar todos como os componentes de input/output de máquinas semióti-cas, como simples retransmissores de televisão ou de internet, que fazem passar e/ou impedem a passagem da informação, da comunicação, dos afetos. Dife-rente das semióticas significantes, as semióticas a-significantes não conhecem nem as pessoas, nem os papeis, nem os sujeitos. (...) No primeiro caso, o sistema fala e faz falar. Ele indexa e dobra a multiplicidade das semióticas pré-significan-tes e simbólicas sobre a linguagem, sobre os canais linguísticos, privilegiando suas funções representativas. Enquanto que, no segundo caso, o sistema não produz discurso, não fala, mas funciona, coloca em movimento, conectando-se diretamente ao “sistema nervoso, ao cérebro, à memória, etc.”, ativando relações afetivas, transitivas, transindividuais dificilmente atribuíveis a um sujeito, a um indivíduo, a um eu. (Lazaratto, 2006) (p. 45)

Dupla estatística que produz ("automaticamente") dificuldade para subjetivação

Dupla estatística: captura automática de dados; correlação automatizada dos dados

Sem considerá-lo como vão, nós queremos destacar aqui a indiferença desse “governo algorítmico” para os indivíduos, já que o mesmo se contenta em se interessar e em controlar nossa “dupla estatística”, isto é, os cruzamentos de correlações, produzidos de maneira automatizada, e com base em quantidades massivas de dados, estas constituídas ou coletadas “automaticamente”. Em suma, quem nós somos grosso modo, para retomar a citação de Eric Schmidt, não é mais, de modo algum, nós mesmos (seres singulares). E é justamente esse o problema, problema que, como nós veremos, acentuaria sobretudo uma rarefação dos processos e ocasiões de subjetivação, uma dificuldade de tornar-se sujeito, e não tanto um fenômeno de “dessubjetivação” ou de risco de extinção do indivíduo. (p. 46)

1 - Dificuldade de produzir um sujeito algorítmico que reflete sobre si e pensa como tal (consentimento)

O que se constata a princípio é uma dificuldade de produzir um sujeito algorítmico que reflete sobre si e se pensa como tal. Primeiro, como nós vimos, o consentimento do sujeito é fraco quando ele transmite informação (esses dados que podem com frequência serem utilizados mesmo permanecendo anônimos... assim como poderiam não mais sê-lo na medida em que seu anonimato não teria mais sentido), não que esta seria “roubada” dele, o que lhe permitiria se opor, se constituir como sujeito resistente con-tra um tal roubo. Mas em vez disso, assistimos a um enfraquecimento considerável do caráter “deliberado” das divulgações de informação – o mais frequente, informações triviais, anódinas, segmentadas, descontextualizadas -, desses “traços” cuja trajetória e cujos usos subsequentes são, para o “sujeito”, imprevisíveis e incontroláveis, mesmo se o desenvolvimento de ferramentas técnicas que permitem aos “usuários” de ser-viços de informática controlar melhor “seus” dados consiste, hoje em dia, em um ob-jeto de investimentos de pesquisa consideráveis.
(p. 46)

2 - Produção aparentemente automática/objetiva/espontânea de "saberes"

Em seguida, do ponto de vista do tratamento dessas informações, constatamos que os “saberes” produzidos têm, como principal característica, a de parecer emergir diretamente da massa de dados, sem que a hipótese a qual conduz a esses “saberes” lhes seja preexistente: as hipóteses são elas mesmas “geradas” a partir da dos dados. (p. 46)

3 - Ação normativa sobre e pelo ambiente (modula indiretamente o indivíduo)

Ao final, a ação normativa decorrente do processo estatístico sempre poderá equivaler mais a uma ação sobre e, as-sim, pelo ambiente, e menos a uma ação sobre o indivíduo em si. A ação desse último não é mais influenciada por confrontação direta com uma norma exterior – lei, média, definição de normalidade -, mas suas possibilidades são organizadas no próprio seio de seu ambiente. (p. 46-7)

Força/perigo da generalização das práticas estatísticas no caráter autonomo/indiferente acerca do indivíduo

Por conta desses três aspectos, a força bem como o perigo da generalização das práti-cas estatísticas à qual nós assistimos residiriam não em seu caráter individual, mas, pelo contrário, em sua autonomia ou mesmo em sua indiferença para com o indi-víduo. (p. 47)

Nosso problema, para exprimi-lo da forma mais explícita, não é ser privado do que consideraríamos como nos sendo próprio ou ser forçado a ceder informações que atentariam contra a nossa vida privada ou a nossa liberdade, mas decorre fundamen-talmente do fato de que nossa dupla estatística é demasiadamente separada de nós, que não temos “relação” com ela, mesmo que as ações normativas contemporâneas se bastem dessa dupla estatística para serem eficazes. (p. 47)

Perda da noção de projeto (no espaço social) como móvel, verificável, falível

Governamentalidade algorítmica como governo invisível em que a falha é incorporada na modelização de forma que se tem uma homogeneização e uma não necessidade de escolha por parte de indivíduos

Em contrapartida, o que nos parece menos ultrapassável, de modo a desenhar assim uma verdadeira ruptura, é a aparição de possibilidades de saberes que não pressu-poriam mais a expressão de qualquer hipótese e que determinariam, por isso, o desa-parecimento, ao menos em parte do espaço social, da ideia de projeto16. Dessa forma, não se trata tanto de lamentar a perda da ideia de projeto entendido como aplicável ou verificável, mas sobretudo como móvel, isto é, precisamente como podendo pas-sar por fracassos e fazer, sobre esta base, história, sendo incessantemente retomado e transformado. (p. 47)

Com o governo algorítmico, tenderíamos a con-siderar a vida social como a vida orgânica, mas considerando esta como se as adapta-ções que aí se desenvolvem não surgissem mais de deslocamentos e de perdas, como se elas não pudessem mais, a partir deste momento, produzir qualquer crise, nem interrupção, nem devessem mais exigir qualquer comparecimento nem provação dos sujeitos, nem as próprias normas. (p. 48)

{16}: Para este ponto desprovido de projetos, a governamentalidade algorítmica apresenta, talvez, uma versão radical do governo pelo objetivo, no sentido em que Laurent Thévenot (2012) o compreende: “No governo pelo objetivo, a autoridade legítima é certa-mente deslocada e distribuída nas coisas, tornando difícil sua apreensão e seu questionamento uma vez que ela se impõe em nome do realismo e perde sua visibilidade política” (p. 47)

Poder situado no futuro (antecipação e correção de falhas futuras). O sujeito apenas deslizaria no real.

O campo de ação deste “poder” não está situado no presente, mas no futuro. Essa forma de governo trata essencialmente daquilo que poderia acontecer, das propen-sões mais do que das ações realizadas, à diferença da repressão penal ou das regras da responsabilidade civil, por exemplo, que só concernem às infrações que teriam sido cometidas ou que estariam sendo cometidas (em caso de flagrante) ou aos danos que teriam sido causados. Mais ativamente, o governo algorítmico não apenas per-cebe o possível no presente, produzindo uma “realidade aumentada”, uma atualidade dotada de uma “memória do futuro”, mas também dá consistência ao sonho de um “acaso”sistematizado: nosso real teria se tornado o possível, nossas normas querem antecipar, corretamente e de maneira imanente, o possível, o melhor meio sendo cer-tamente apresentar-nos um possível que nos corresponda e para o qual os sujeitos só precisariam deslizar. (p. 48)

Na governamentalidade algoritmica, some-se o debate público sobre as normas e a possibilidade de desobediência

A diferença em relação à normatividade jurídico-discursiva deve ser aqui sublinhada: lá onde essa normatividade estava dada, de maneira discursiva e pública, antes de toda ação sobre os comportamentos, os quais estavam, portanto, restringidos por ela (embora conservassem, sob risco de sanção, a possibilidade de não a obedecer), a normatividade estatística é precisamente o que não é nunca dado previamente, e que resiste a toda discursividade, é o que é incessantemente restringi-do pelos próprios comportamentos e que, paradoxalmente, parece tornar impossível toda forma de desobediência (p. 48)

Aparência de objetividade e inofensibilidade

O resultado é que, se permanecermos numa perspec-tiva individualista, liberal, a ação sobre os comportamentos, o que nós chamamos “governo algorítmico”, aparece, ao mesmo tempo, como fundamentalmente inofen-siva e como perfeitamente objetiva, posto que fundada sobre uma realidade anterior a toda manifestação de entendimento ou de vontade subjetivos, individuais ou coleti-vos, uma realidade que, paradoxalmente, parece tanto mais confiável e objetiva quan-to mais ela provoca a abstração de nosso entendimento, mas alimentando o sonho de um governo perfeitamente democrático. (p. 48)

GA como ideal de desaparição do projeto de governar o real (mas governar a partir do real)

Se era necessário re-situar esse movimento em uma perspectiva ampla, e resistindo desta vez à perspectiva da pura novidade (a qual só teria sentido em relação ao mo- delo jurídico-discursivo), devemos constatar que esse governo algorítmico aprofunda ainda o ideal liberal de uma aparente desaparição do próprio projeto de governar: como mostramos em outros trabalhos (BERNS, 2009), não se trata mais de governar o real, mas de governar a partir do real. A evolução tecnológico-política aqui descrita leva a termo essa tendência19, ao ponto de que não (querer) ser governado poderia, a partir de agora, equivaler a não querer a si mesmo (e isso sem significar, no entanto, que nossa intimidade teria sido violada). (p. 48-9)

Governamentalidade algorítmica como prática preemptiva (x preventiva) que cria desejos de consumo (constrói a realidade)

A inofensividade, a “passividade” do governo algorítmico é apenas aparente: o governo algorítmico “cria” uma realidade ao menos tanto quanto ele a registra. Ele suscita “necessidades” ou desejos de consumo, mas, desta maneira, despolitiza os critérios de acesso a certos lugares, bens ou serviços; ele desvaloriza a política (uma vez que não haveria mais nada a decidir, a resolver em situações de incerteza, posto que estas são antecipadamente desarmadas); o governo algorítmico dispensa as instituições, o debate público; ele substitui a prevenção (em proveito ape-nas da preempção), etc. (p. 48)

Governo das (sobre as) relações

Nossa hipótese é de que o objeto – que não chega, portanto, a tornar-se sujeito – do governo algorítmico são precisamente as relações: os dados transmitidos são relações20 e apenas subsistem enquanto relações; os conhecimen-tos gerados são relações de relações; e as ações normativas que daí decorrem são ações sobre as relações (ou ambientes) referidas às relações de relações. É, portanto, na medida em que seria, na própria realidade de suas práticas visando à organização do possível, um governo das relações, que nós queremos agora tentar circunscrever a eventual novidade deste governo algorítmico. (p. 49)

{19}: Pelas mesmas razões de outras práticas do governo contemporâneo, como a relação ou a avaliação. Ver Berns (2011, 2012).20 A palavra “relação”, entendida aqui em seu sentido mais bruto e menos comum, pelo qual nós qualificamos o dado, serve-nos apenas para atestar uma operação que liga A e B, sendo capaz de ignorar o que está por trás dos termos assim ligados. Conforme mostraremos, toda a força do governo algorítmico reside, afinal, em sua capacidade de “monadologizar” essa relação, de tal modo que essa relação não consiga precisamente apreender o devir que seria próprio à relacionalidade. (p. 49)

A incitação a abordar a governamentalidade algorítmica sob a perspectiva simondoniana provém do fato de que esse modo de governo parece não ter mais, por apoio e por alvo, os sujeitos, mas as relações enquanto sendo anteriores aos seus termos, isto é, não apenas as relações sociais, intersubjetivas na medida em que constroem os indivíduos, de modo que todo indivíduo seria considerado como a soma dessas relações, mas sobretudo as relações elas mesmas, independentemente de toda in-dividuação simples e linear: as relações enquanto permanecem inatribuíveis aos in-divíduos que elas vinculam, no sentido, assim, de que a “relacionalidade” subsistiria também para além dos indivíduos que as relações ligam. (p. 49-50)

Aparente compatibilidade entre os conceitos de transindividual e rizoma com a governamentalidade algoritmica

{22}: O leitor entenderá que o alvo de nossa crítica não é a teoria simondoniana da individuação transindividual nem a perspectiva rizomática deleuziana-guattariana, que a governamentalidade algorítmica só incorpora em aparência. O alvo de nossa crítica é, justamente, a aparência de compatibilidade da governamentalidade algorítmica com essas teorias e perspectivas emancipatórias, mesmo quando a governamentalidade algorítmica tendesse mais a impedir tanto os processos de individuação transindividual quanto a abertura às novas significações trazidas pelas relações entre entidades “díspares”. (p. 51)

Consequências da metafísica das relações de Simondon: há devir quando há incompatibilidade entre termos, quando há um sistema em individuação (não dois termos já individuados)

as isso significa então que, por um lado, a relação (a qual ranqueia o ser, excede ou transborda sempre aquilo que ela liga) não se reduz jamais a uma socialidade interindividual e que se ten-ta pensá-la o mais longe quanto possível em sua primazia ontológica: “a relação não brota entre dois termos que já seriam indivíduos”, mas ela é “a ressonância interna de um sistema de individuação” (Simondon, 2005, p.2925). Por outro lado, isso significa que o campo pré-individual – no qual os processos de individuação devem estar inscritospara serem pensados como processos que se desenvolvem conservando sempre esta dimensão pré-individual anterior aos seus movimentos de diferenciação – concebe-se como potencialmente metaestável, isto é, deve-se pensar seu equilíbrio como po-dendo ser rompido por uma modificação interna ao sistema, mesmo mínima. Esta não-estabilidade do campo pré-individual é inerente à possibilidade de uma forma-ção por diferenciação; ela é, assim, a própria condição de um pensamento que não cai no paralogismo, o qual consiste em pressupor e mesmo em já individuar sempre o princípio daquilo cuja causa o pensamento procura. Em outras palavras, se há devir, é apenas na medida em que há incompatibilidades entre ordens de grandezas, entre realidades dissimétricas. (p. 51)

O indivíduo como relação em Simondon afirma o devir como realidade, não o indivíduo como relativo a uma medida

Destas operações ou processos emanam indivíduos e meios, indivíduos associa-dos a meios (o indivíduo sendo a “realidade de uma relação metaestável”) que são reais e tão reais uns quanto os outros. O indivíduo como relação, como rela-tivo a um meio, é real, quer dizer, o relativo é real, ele é o próprio real. A relação, e o indivíduo como relações, não estão, portanto, de modo algum, em uma per-spectiva que poderíamos qualificar de subjetivista, a expressão de uma medida à qual eles seriam, por isso, relativos a ponto de perder sua realidade: eles são a re-alidade do devir. Pela mesma razão, o meio associado a um indivíduo é tudo exceto sua redução à medida, isto é, à probabilidade de aparecimento do indivíduo26. (p. 51-2)

Governamentalidade algoritmica reduz o indivíduo à medida (enquanto continua a afirmar uma fixidez do sujeito)

Paradoxalmente, ao probabilizar a totalidade da realidade (que parecer tornar-se, enquanto tal, o suporte da ação estatística) e ao parecer dessubjetivar essa perspectiva probabilística (a qual não mais se preocupa com hipóteses prévias), enfim, ao conferir-se a possibilidade de governar os comportamentos sem se ocupar diretamente com os indivíduos para se contentar em governar a partir de uma expressão estatística da realidade, que conseguiria substituir a realidade (a perspectiva de um comportamentalismo digital), o governo algorítmico continua a atribuir valores absolutos ao indivíduo (mesmo que ele seja abordado “indiretamente”, como aquilo que as relações permitem evitar) e, ao mesmo tempo, o “desrealiza” no sentido em que o indivíduo não é nada mais que algo relativo às séries de medidas, as quais, elas mesmas, servem de realidade e semque por isso, no entanto, apareça o caráter subjetivo dessas medidas. As relações sobre as quais se desdobra o governo algorítmico são medidas que, por sua própria capacidade de aparecer com a expressão não mediada e não subjetiva da realidade, isto é, por sua aparente objetividade, tornam ainda mais relativo – e menos real – tudo que advém em função delas e mesmo por elas: o que resulta é apenas relativo a uma série de medida que substitui a realidade. (p. 52)

Governanentalidade algoritmica como essencialização (ou estadificação, monodologisação) das relações. O devir enquanto movimento é capturado como coisa.

Em outras palavras, as relações e suas medidas, por sua capacidade de aparecer como desconectadas de toda subjetividade, tornam tanto o real quanto o próprio indivíduo relativos. Mas isto, considerado à luz do pensamento simondoniano, surge como o fruto de uma inversão: se anteriormente, segundo a metafísica da substância e do indivíduo, toda apreensão ou medida do meio de um indivíduo apareciam sempre como insuficien-tes, posto que demasiadamente subjetivas, impedindo, desta maneira, de alcançar a realidade do indivíduo em sua individuação, essa insuficiência (em conjunto com a diferença ontológica que ela revelava entre o indivíduo e seu meio) seria, doravante, resolvida tornando o próprio indivíduo inteiramente relativo às medidas considera-das, elas mesmas, como emancipadas de toda subjetividade, ainda que elas sejam apenas medidas. Poderíamos até chegar a dizer, aproveitando sempre este confronto entre uma prática de governo e o pensamento simondoniano, que esta prática, con-centrando-se nas relações, consegue “monadologisá-las”, transformá-las em estados, mesmo em “status”, como se as relações fossem, elas mesmas, indivíduos, isto é, sua condiçãoperde o que se tratava de pensar com Simondon, a saber, o devir em ação numa realidade metaestável. (p. 52)

Devir-mônada da relação no big data (inibe a apreensão de uma realidade metaestável)

É esse devir-mônada da relação que nós constatávamos ao considerar que os dados do big data subsistem apenas como séries de relações, que os saberes gerados com base nisso consistem em religar relações e que as ações normativas que daí decorrem (agindo sobre as relações depois de tê-las referido a relações de relações) excluem, precisamente, a possibilidade de uma realidade metaestável no seio da qual se inscreveria um devir. (p. 52-3)

Governamentalidade algoritmica, ao evitar a falha, inibe a característica de disparação, encerrando o "real" estatístico em si mesmo

“O que define essencialmente um sistema metaestável é a existência de uma ‘dispa-ração’, ao menos de duas ordens de grandeza, de duas escalas de realidade díspares, entre as quais não há ainda comunicação interativa”, escreve Deleuze (2002), leitor de Simondon. Ora, essa evitação da falha ou do desvio opera como negação desta “disparação”. A governamentalidade algorítmica apresenta uma forma de totaliza-ção, de encerramento do “real” estatístico sobre si mesmo, de redução da potência ao provável, de indistinção entre os planos de imanência (ou de consistência) e de or-ganização (ou de transcendência), e constitui a representação digital do globo imu-nitário, de uma atualidade pura (Lagrandé, 2011), expurgada, de modo preemptivo, de toda forma de potência de porvir, de toda dimensão “outra”, de toda virtualidade (Rouvroy, 2011). (p. 53)

Impedimento da falha (pela preempção) impede a crise e, por isso, o político

Esse “impedimento da falha” da modelização digital dos possíveis – pela preempção dos possíveis ou pelo registro e inscrição automática de toda “ir-regularidade” nos processos de refinamento dos “modelos”, “padrões” ou perfis (no caso dos sistemas algorítmicos autodidatas) – retira do que poderia surgir do mundo em sua dissimetria relativa à realidade (aqui, o que lhe substitui é o corpo estatístico) sua potência de interrupção, de colocar em crise. (p. 53)

{27}: Novamente, é necessário apontar, aqui, o fato de que a crise, esse momento que convoca a decidir na incerteza, é precisamente o momento do político: “A autoridade legítima foi deslocada e distribuída nas coisas, dificultando sua apreensão e seu question-amento, uma vez que ela se impõe em nome do realismo e perde sua visibilidade política. A crítica se encontra paralisada porque ela parece ultrapassada e tornada caduca. A referência à objetividade, frequentemente acompanhada da invocação da transparên-cia da informação, não retoma uma exigência maior da deliberação democrática? ” (Thévenot, 2012). (p. 53)

Aparente similaridade entre governamentalidade algoritmica e o rizoma. Noção descritiva do rizoma x noção estratégico-política em D&G.

Dando-se por espaço uma topologia horizontal de pura superfície, dispensando toda profundidade, toda verticalidade, toda estrutura hierarquizada, todo projeto e toda projeção, a governamentalidade algorítmica, assim como a estratégia rizomática, não se interessa nem pelo sujeito, nem pelos indivíduos. Somente contam as relações entre os dados, que são apenas fragmentos infraindividuais, reflexos parciais e impessoais de existências cotidianas que o dat-amining permite correlacionar a um nível supraindividual, mas que não define qual-quer ultrapassagem do indivíduo, qualquer povo, portanto. Na era dos Big Data e da governamentalidade algorítmica, a metáfora do rizoma parece ter adquirido um estatuto propriamente descritivo ou diagnóstico: nós somos hoje confrontados com a atualização “material”, poderia se dizer, do rizoma. O metabolismo do “corpo estatísti-co” – pelo qual se interessa a governamentalidade algorítmica, esse corpo estatístico incomensurável pelos corpos vivos, socialmente e fisicamente experimentados, con-sistentes, para além da simples aglomeração de elementos, de uma consistência que significa, ao mesmo tempo, que este corpo permaneça unido e que ele seja suscetível ao acontecimento (Rouvroy& Berns, 2009, 2010) – lembra singularmente as caracte-rísticas ou princípios rizomáticos enunciados por Gilles Deleuze e Félix Guattari. (p. 53-4)

Noção de relação sem alteridade na GA

Em primeiro lugar, o que acontece com uma relacionalidade que não seria mais “fisica-mente habitada” por nenhuma alteridade? Na governamentalidade algorítmica, cara sujeito é, ele mesmo, uma multidão, mas ele é múltiplo sem alteridade, fragmentado em quantidades de perfis que se relacionam, todos, a “ele mesmo”, às suas propen-sões, aos seus desejos presumidos, suas oportunidades e seus riscos. Uma relação – fosse ela uma cena esvaziada de sujeitos – não deve sempre ser “povoada”, fosse por um “povo que falta” [evocado por Deleuze (1987, 1990)], um povo em projeto? A “relação” não implica, no mínimo, uma coletividade de mais de um, naquilo em que ela é a condição de uma dissimetria? (p. 54)

O desejo nos precede na GA

Acredito que menos relevante seja a precedência do desejo em relação ao sujeito, mas sim da onde vem, no caso o desejo que circula nesses circuitos tem a ver com vigilância, controle, lucro, estereotipia (um desejo de manutenção acima de tudo).

Em segundo lugar, o que acontece com o caráter emancipador de uma perspectiva transindividual ou rizomática quando os desejos que aí se movem nos precedem? Essa primazia cronológica da oferta personalizada em função de propensões não ex-pressas pelo sujeito não viria sempre já determinar e estabilizar os processos de in-dividuação desde o estado pré-individual? Esses novos usos da estatística que são o datamining e a elaboração de perfis não nos reduzem à impotência diante das nor-mas imanentes/produzidas da governamentalidade algorítmica? (p. 54)

Relação não tem devir específico na GA

A relação não parece nem ter a ver com devir na GA (?), se pensarmos que são fragmentos individuais e sem um verdadeiro movimento. Pode existir mobimento no perfil, mas as relações monodologisadas em dados já foram capturados de qualquer devir.

Em terceiro lugar, o que acontece com o caráter emancipador de uma perspectiva transindividual ou rizomática quando a relação não é mais trazida por nenhum devir específico (devir-sujeito, devir-povo, etc.), isto é, quando ele não pode relatar mais nada, uma vez que, precisamente, o alvo, no sentido do que essa nova maneira de governar por algoritmos insiste em excluir, é “o que poderia advir” e que não se teria previsto posto que fruto de disparações, isto é, a parte de incerteza, de virtualidade, de potencialidade radical que faz dos seres humanos processos livres para se projetar, relatar-se, tornar-se sujeitos, individuar-se, seguindo trajetórias relativamente e relacionalmente abertas? Poderia se dizer que, sim, a perspectiva é “emancipadora” no sentido de que ela faz tábula rasa das antigas hierarquias (no sentido mais amplo...o “homem normal” ou o “homem médio” que ocupa justamente um lugar nessa hierarquia), mas ela não é emancipadora no escopo de qualquer devir, qualquer projeto, qualquer objetivo. Há, portanto, realmente uma forma de “liberação”, mas que não é a liberdade no sentido “forte”. O regime de verdade digital (ou o comportamentalismo digital) não ameaça, hoje, solapar as próprias bases da emancipação, esvaziando as noções de crítica e de projeto (Rouvroy, 2013), e mesmo de comum? (p. 54)

O comum pressupõe heterogeneidade. Ausência do comum na GA

Sem chegar ainda a resolver essas questões, tratava-se, para nós, de mostrar que, mais do que retornar a aproximações personológicas (cujo individualismo possessivo dos regimes jurídicos de proteção de dados é extremamente exemplar), que seriam tão ineficazes quanto mal fundados, a aposta fundamental – o que restaria a salvar como recurso antecedente a todo “sujeito”, a toda individuação e como constitutivo desta última – é “o comum”, entendido aqui como esse “entre”, esse lugar de presença no qual os seres se dirigem e se relatam uns aos outros em todas as suas dissimetrias, suas “disparações”. Nós queríamos mostrar também que a existência desse “comum” é, portanto, tributária não de uma homogeneização, de um encerramento do real sobre ele mesmo, mas, pelo contrário, de uma heterogeneidade das ordens de grandeza, de uma multiplicidade dos regimes de existência, enfim, de escalas de realidade dís-pares. Dito de outro modo, o comum necessita e pressupõe a não-coincidência, pois é a partir desta que os processos de individuação ocorrem, no momento em que ela nos obriga a nos dirigir uns aos outros. Inversamente, o governo das relações, repousando sobre o esvaziamento de toda forma de disparidade, “monadologisa” as relações de tal modo que estas não relatam mais nada e não expressam mais nenhum comum. (p. 54-5)


  1. ROUVROY, A.; BERNS, T. Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: o díspar como condição de individuação pela relação?. Revista ECO-Pós, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 36–56, 2015. DOI: 10.29146/eco-pos.v18i2.2662. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/2662. Acesso em: 16 dez. 2021.